9 de ago. de 2014

PALESTRA SOBRE GENEALOGIA DE OKINAWA COM O VICE-PRESIDENTE DA OGSH

09 de agosto de 2014 

AOKB - Rua Dr. Tomaz de Lima, 72 - Liberdade - São Paulo - SP



O Sr. Steve Miyashiro, vice-presidente da OGSH (Sociedade de Genealogia Okinawana do Hawaii), realizou palestra sobre genealogia de Okinawa seguindo os tópicos:
  • Nossas organizações – discutir o que nossas associações fazem para ajudar a comunidade Uchinanchu em sua pesquisa familiar e problemas com que nos deparamos.
  • Próxima geração – como ter a próxima geração interessada em sua história familiar.
  • Taikai 2016 – Como podemos ajudar participantes internacionais a se encontrarem com seus parentes quando forem ao Taikai 2016.
  • Rede Mundial de Genealogia Uchinanchu – A OGSH tem um objetivo de longo prazo de estabelecer uma rede internacional de recursos, em que as informações genealógicas possam ser compartilhadas entre países e comunidades.
Nossas Organizações: o Sr. Steve ressaltou a importância das associações (kenjinkais) na pesquisa e disponibilização de informações sobre genealogia de Okinawa. A OGSH pesquisou os registros da companhias de navegação as informações para criarem um banco de dados dos pioneiros imigrantes do Hawaii. Dessa forma, os familiares interessados na história de suas famílias recorrem à OGSH, que é filiada à Associação Okinawa Kenjin do Hawaii (HUOA), para extrair informações do banco de dados do imigrantes pioneiros. 
Próxima geração: a Sr. Steve destacou a importância de programas que visam a transmissão de conhecimentos para as novas gerações, como o Short Stories, em que pessoas da comunidade local narram passagens de suas vidas e seus esforços para preservar a cultura de seus antepassados. Destacou também o Bookmark, marcadores de livros que mostram a evolução dos sobrenomes desde os tempos de Ryukyu, e suas modificações ao longo da processo de assimilação sob domínio japonês.
A Sra. Sally Tsuda, integrante da OGSH, destacou também programas de acampamento para crianças e jovens, em que são transmitidos conhecimentos sobre a história, a cultura e as tradições de Okinawa, de forma lúdica, através de jogos e atividades artísticas como a prática do Taiko.
Taikai 2016: Podemos estabelecer uma meta de ajudarmos os participantes no encontro com seus familiares em Okinawa, orientando-os e disponibilizando registros e materiais de pesquisa genealógica.
Rede Mundial de Genealogia Uchinanchu: Esta iniciativa no Brasil, bem como as visitas a Bolívia e Peru, visam estabelecer as bases para um interligarmos os banco de dados de genealogia dos vários países com imigração okinawana. Nesse sentido, o Sr. Steve Miyashiro disponibilizou o banco de dados do Hawaii para que famílias do Brasil possam pesquisar sobre suas famílias no Hawaii. 

Fotos da palestra:








_______________________________________________________________________________


OGSH (Sociedade de Genealogia Okinawana do Hawaii)

História:
· A OGSH iniciou suas atividades em março de 1992 e é membro afiliado da HUOA (Associação Okinawa do Hawaii), oferecendo apoio aos interessados sobre genealogia das 49 associações do estado do Hawaii.








Missão:
1. Incentivar e apoiar os membros em sua busca por histórias e linhagem de família, bem como documentar as suas conclusões;

2. Oferecer programas educacionais sobre a cultura e a história de Okinawa, particularmente no que influencia a compreensão da genealogia; e

3. Envolver-se em atividades que permitem o compartilhamento de informações entre os membros da associação e da comunidade em geral.

Atividades que refletem a missão:

· Criação de um banco de dados de imigrantes do Hawaii, cobrindo os anos 1899-1920, baseado em três livros-referência de Okinawa: Okinawa Ken Shiryo Imin Meibo, Volumes I e II e Okinawa Ken Shi Shiryohen Jiya Imin Meibo. Cerca de 15 mil nomes foram documentados na base de dados.
· Reuniões mensais para compartilhar informações, participar de grupos de trabalho, explorar problemas e questões de pesquisa, e usar software para documentação de árvores genealógicas.
· Programas educacionais como parte das reuniões mensais sobre temas como a história de Okinawa, cultura, estilo de vida de Okinawa pré e pós-guerra, etc.
· Exposições sobre genealogia no Festival Anual da Associação Okinawa do Hawaii e em outros eventos, sempre que solicitado por associações de Okinawa e pela comunidade em geral.
· Boletins Mensais para compartilhar informações com membros que não puderam participar de reuniões devido a uma deficiência, por viverem fora da ilha, etc.
· A impressão da série ‘Narrativas’ (Short Stories) permitiu a descrição e conservação da cultura de Okinawa, as tradições e as práticas de estilo de vida através de experiências pessoais. Esta atividade é uma forma de manter a nossa identidade de Okinawa. O ‘Narrativas’ VI está em fase de produção.
· A edição revisada do OGSH Guia da Pesquisa Genealógica foi concluída em 2012.
· Indexadores de busca de nomes de Ryukyu foram criados com sobrenomes em Inglês e Kanji, juntamente com a pronúncia dos nomes de família da era Ryukyu com conversão para o Japonês.