30 de ago. de 2014

HAWAII - 32º OKINAWAN FESTIVAL DO HAWAII

30 e 31 de agosto de 2014 

Kapiolani Park - Honolulu - Hawaii

A HUOA (Hawaii United Okinawa Association) promoveu nos dias 30 e 31 de agosto, a tradicional festa da comunidade Okinawana do Hawaii.
Mais informações no site: www.okinawanfestival.com
Sobre a HUOA acesse: www.huoa.org































  





Programa do 32o. Okinawa Festival de Hawaii

Apresentação da comunidade de Artes de Okinawa do Hawaii acompanhada por grupos artísticos de Okinawa. 

Da vila de Sashiki em Nanjo Shi, Okinawa, vem a cantora e compositora, Banjo Ai. Vocalista de uma banda havaiana chamada "Kailua", Banjo Ai toca ukulele, sanshin, guitarra, piano, bem como seu famoso banjo. Seu repertório inclui rock, pop, havaiano, bluegrass e, claro, shima uta. Ela está acompanhada por Jim Rock, um talentoso e versátil músico

Voando da ilha de Kumejima, temos a famosa família Yoshida, que ganhou o "Miuta Taisho 2014", principal prêmio da Rádio Okinawa com o grupo "Nankuru Sanshin". Sua canção vencedora, intitulada "NPO Okinawa Kyubinosato", traz uma história de apoio às crianças de Fukushima. Acompanhada por Shoken e Kensei Yoshida, Yuzu Kamida e Kurumi Tabata. 


A cidade de Kadena orgulhosamente apresenta seus artistas do "Yara Kyoeikai" começando com "Yara no Ayagu" com 16 dançarinos apresentando "jikata". Depois veremos "Yara no Eisa” com tambores de taiko "Taru" à frente da equipe de "shime-daiko", "paranku" e dançarinos. 



Uma Breve História do Festival de Okinawa do Hawaii

O Okinawa Festival é uma das celebrações étnicas mais bem sucedidos do Hawaii.

Desde a sua estreia era difícil imaginar que o evento iria crescer para atrair mais de 50.000 pessoas de todo o mundo, envolvendo mais de dois mil voluntários.



O Festival de Okinawa surgiu a partir de um programa cultural iniciado e organizado pelo "Hui O Laulima", um grupo de mulheres de Okinawa. Seu objetivo era compartilhar a cultura de Okinawa com o público através de exposições e demonstrações. O primeiro evento foi realizado em 1971.


O primeiro Festival de Okinawa realizado no Havaí foi em 1982, no McCoy Pavilion em Ala Moana Park. A cada ano o Festival crescia e recebia novos programas. Em 1985, o Festival foi transferido para um local maior, Thomas Square e para a Honolulu Academy of Arts, antes de se mudar mais uma vez, em 1990, para sua localização atual em Kapiolani Park. 

Atraindo mais de 50.000 visitantes por ano, o Festival de Okinawa tornou-se o evento principal da HUOA. Os rendimentos do Festival visam apoiar a missão de preservar, promover e compartilhar a cultura de Okinawa.