3 de ago. de 2014

RKMD PAGEANT 2014 - ICHIMANNIN TAIKO MATSURIDAIKO

Sábado-Domingo, 2 a 3 de agosto de 2014 - a partir das 23h 
CCOB - Rua Sete de Setembro, 1670 - Centro - Diadema - SP

Aconteceu na madrugada do dia 2 para o dia 3 de agosto um evento especial do Ryukyu Koku Matsuri Daiko. Filiais de todo o mundo realizaram apresentações simultâneas em sincronia com a matriz em Okinawa.

Fotos compartilhadas por Cláudio Niigaki











extraído do site: matsuridaiko-sp.com
"Eisa Pageant é um evento criado pelo Ryukyu Koku Matsuri Daiko em Okinawa. Há muitos anos o fundador do grupo Medouruma Takeo tinha um sonho: ele queria que um dia o mundo inteiro tocasse o Eisa. Hoje isso é possível graças às filiais do grupo em vários países que participam do Eisa Pageant.

Em Naha, capital de Okinawa, temos um outro evento: o Ichiman nin Eisa Matsuri. O 'Festival dos 10.000 tocadores de eisa' é um dos eventos anuais que acontece na avenida mais famosa em Okinawa. A ideia desse evento é reunir o maior número de pessoas para tocar eisa num mesmo lugar e com o mesmo sentimento. Baseado nesse ideal e com a decisão da matriz do grupo em incluir todas filiais espalhadas no Japão e pelo mundo para participarem do festival que nasceu o Eisa Pageant. Um evento de proporções mundiais que está inserido no Ichiman nin Eisa Matsuri. Dessa forma, pode se dizer que o sonho do Medouruma san já esta muito bem encaminhado e a ideia de reunir 10.000 tocadores de eisa pode não ser uma meta tão distante assim.

Então, em Okinawa temos dois eventos que acontecem simultaneamente: o Eisa Pageant e o Ichiman nin Eisa Matsuri, onde as músicas tocadas são escolhidas pelo próprio Matsuri Daiko sendo que as coreografias são feitas e passadas pelo próprio grupo. Uma música que é sempre executada é Miruku Munari, oficial do Matsuri Daiko. Agora, o fato mais legal é o seguinte: às 13hrs, horário do início dos dois eventos, centenas de grupos de eisa se reúnem e se mobilizam para tocarem ao mesmo tempo na avenida principal de Naha, na Kokusai Doori. Com o som utilizado no evento, as músicas são transmitidas em tempo real através da internet, possibilitando que as filiais internacionais do Matsuri Daiko também toquem nesse mesmo horário nos seus respectivos países. Antes das apresentações começarem, a apresentadora do evento pergunta para cada correspondente do grupo no mundo como andam os preparativos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário