15 de set. de 2014

PROFESSOR YOSHIO WATANABE - PALESTRA SOBRE CULTURA DE OKINAWA - "EVENTOS COMEMORATIVOS: OFERENDAS E COMIDAS"

Quinta-feira, 25 de setembro de 2014 - 19h
AOKB - Rua Dr. Tomaz de Lima, 72 – 2º and. - Liberdade – S. Paulo

A palestra do Prof. Dr.Yoshio Watanabe contou com a presença de certa de 40 pessoas e foi traduzida por Akihide Shiroma. O convite ao professor foi iniciativa de Aurora Nakati.
O professor Watanabe nos proporcionou uma noite rica em informações sobre os ritos e tradições de eventos comemorativos. As datas comemorativas se dividem em Binshí, para fazer pedidos aos deuses e ancestrais; e Usanmí, para que os deuses e ancestrais se alimentem.
Entre os ingredientes , o principal é a carne de porco. São também utilizados o tofu e frituras. Usa-se pelo menos 3 comidas diferentes na oferenda, mas todos devem ser servidos em número ímpar.
Ao fim da palestra, os ouvintes fizeram várias perguntas ao professor que prestativamente respondeu à todos com ilustrações e fotos.
Nossos agradecimentos ao Professor Dr. Yoshio Watanabe que gentilmente nos concedeu esta palestra.

Fotos enviadas por Kenji Iwaya:












Convidamos à todos para a apresentação do professor doutor Yoshio Watanabe, da Faculty of Letters da Kokugakuin University de Tóquio, sobre a Cultura de Okinawa.
O professor realizou curso sobre o tema na pós-graduação do Departamento de Letras Orientais na Universidade de São Paulo, durante o mês de agosto.
A palestra será proferida em Japonês com tradução para o Português.




Nenhum comentário:

Postar um comentário