10 de out. de 2014

DOCUMENTÁRIO SANSHIN

Sexta-feira, 10 de outubro de 2014 - 19h

TOCHIGI KENJINKAI - Rua Capitão Cavalcanti, 56 – Vila Mariana – S. Paulo

Fotos do Evento:




O Ryukyu Minyo Hozonkai - filial Brasil Jabaquara shibu, comunica a apresentação do documentário SANSHIN. Após a exibição teremos uma seção de debates e pedimos aos convidados a gentileza de levarem um prato de comida ou bebida (mochiyori) para confraternização ao final da apresentação. Grato. 
Tatsuo.
Com duração de 100 minutos, o documentário é uma iniciativa da Kinema e da Associação Okinawa Kenjin do Jabaquara. Direção de Fábio Rodrigues, roteiro de Cínthia Takiguthi e produção de Tatsuo Sakima. 

O filme "SANSHIN" pretende abordar a cultura e a história dos descendentes de Okinawa (Japão) no Brasil, tendo como eixo orientador o Sanshin.
O Sanshin guarda uma relação de afetividade na preservação da cultura e tradição dos costumes de Okinawa que beira a uma força religiosa. Historicamente Okinawa sempre primou pela aproximação amistosa com outros povos por meio da música e artes cênicas, e o sanshin sempre ocupou lugar de destaque nesse cenário. Isso sendo transmitido através de gerações e gerações, como cultura de formação do povo, arraigou de tal forma que no Brasil, até gerações mais recentes se interessam por essa arte.




"Em meio a relatos de experiências e reminiscências de okinawanos e descendentes, o documentário aborda traços significativos da cultura de Okinawa - Japão a partir do "Sanshin", que chegou ao Brasil em 1908 pelas mãos dos primeiros imigrantes.

Vigoroso na transmissão de um legado cultural milenar, o Sanshin é um instrumento musical que, ao acompanhar o canto no idioma nativo da Ilha, evoca um elo histórico e espiritual com os antepassados; a força de uma tradição ancestral ainda pulsante".


Fotos e textos extraídos de:
Kinema Art - "SANSHIN" (teaser trailer)
YouTube - "SANSHIN" (teaser trailer)
Vimeo - "SANSHIN" (teaser trailer)
Facebook - "SANSHIN" (álbum de fotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário