15 de jun. de 2014

20ª MISSA EM MEMÓRIA DOS FALECIDOS E ANTEPASSADOS

Domingo, 15 de Junho de 2014 - 10h
AOKB - Rua Dr. Tomaz de Lima, 72- Liberdade - SP    

Veja fotos do evento:



A missa foi realizada pela Monja Coen Senseizen budista e missionária oficial da tradição Soto Shu.
Após a missa houve uma explicação, em português e japonês, sobre a cerimônia e o culto aos antepassados okinawanos.
Monja Coen Sensei




Aos Senhores Presidentes e Associados de Sub-Sedes

Comunicamos que no dia 15 de Junho próximo será realizada uma missa em nome dos sócios falecidos da AOKB-CCOB e em memória dos nossos antepassados. Para tanto, solicitamos informar os nomes dos sócios de sua sub-sede (shibu) falecidos a partir de 1º de maio de 2013 e se possivel informar o mês de falecimento, idade, local de nascimento, geração (issei, nissei...) e, laços de origem de Okinawa (shi, cho, son). Por obséquio encaminhar as informações à nossa secretaria até 31 de maio próximo, para registro em nosso livro.
Agradecemos a atenção pela presente, aguardando a presença dos Senhores Presidentes e a participação dos Associados na cerimônia.

Atenciosamente,

              Jorge Taba
    Presidente da AOKB/CCOB

veja um vídeo sobre a cerimônia do Buku-Buku Cha com Chieko Tanaka do Ryukyu Chado Buku Buku Cha Akeshino No Kai. Cheiko Tanaka sensei fala sobre o surgimento desta tradição e menciona sua visita a vários países, entre eles o Brasil.






tradução livre da legenda em inglês:
Entrevista de Chieko Tanaka do Ryukyu Chado Akeshino No Kai

O Ryukyu Chado Akeshino No Kai preserva e promove o Buku Buku Chado, tradicional forma de Okinawa de servir o chá espumante.

Sobre o Buku Buku Cha
O ingrediente básico do Buku Buku Cha é o arroz. O arroz é o nosso principal alimento, um cultivo muito importante. Por isso quando servimos chá aos nossos convidados, devemos colocar nele os nossos corações.
Inicialmente torramos o arroz e então fazemos uma infusão. Em seguida, batemos o chá para torná-lo espumante. Dever ser usada água mineral. A água mineral de Okinawa contém excelentes minerais e é agradável para o Buku Buku Cha.
Por consideração às pessoas e ao meio-ambiente utilizamos arroz marrom orgânico..

História do Buku Buku Cha
De fato, não se tem certeza sobre quando e como o Buku Buku Cha foi trazido para Okinawa. Em 1587, Hideyoshi Toyotomi, um famoso senhor feudal e guerreiro (n.t. Daimyô), do período Sengoku, celebrova a Grande Cerimônia de Chá de Kitano em Kyoto. Diz-se que um homem da região de Mino produziu um chá com arroz torrado e presenteou Hideyoshi Toyotomi.
Em 1719, a mesma maneira de fazer chá foi registrada num livro chamado Sappoushiroku em Okinawa. E este é o mais antigo registro sobre o Buku Buku Cha.
Durante o reino de Ryukyu, o Buku Buku Cha era servido a reis e nobres, e frequentemente aos Sappoushi, enviados do imperador chinês.
Mais tarde, a partir da era Meiji, o Buku Buku Cha se tornou popular entre as pessoas comuns. E hoje em dia é servido em ocasiões alegres e às vezes como desejo de boa sorte em viagens.

Sobre o Akeshino No Kai
O Ryukyu Chado Akeshino No Kai foi fundado em 1992, após mais de 10 anos de estudos. A palavra Akeshino signifca 'Amanhecer'.
Quando participei dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil em 1988, fiquei fortemente impressionada sobre como os emigrantes de Okinawa se orgulhavam de suas raízes culturais.
Foi então que decidi criar o Akeshino No Kai, pois senti que deveria preservar nossa cultura e passá-la às novas gerações.
Graças à cerimônia do chá, viajamos para o Brasil, Peru, Bolívia e Hawaii. E ainda celebramos uma cerimônia no Festival da Juventude da UNESCO em 2002 na França.
Ouvi dizer que Napoleão Bonaparte ficou muito surpreso quando soube que Okinawa era uma ilha muito pacífica, em que as pessoas não precisavam andar armadas.
Fui ao 'Les Invalides', onde jaz seu corpo, e ofereci um Buku Buku Cha à sua alma.

Missão do Akeshino No Kai
O Akeshino No Kai atravessa fronteiras, raças e etnias, trabalhamos internacionalmente.
Atualmente realizamos cerimônias do chá no Brasil, Argentina, entre outros países.
Além de preservar a tradicional forma de servir o Buku Buku Cha, nós podemos adotar muitas coisas novas de fora.
Através de nossas atividades, gostaríamos de construir uma rede okinawana internacional e cooperar para a compreensão entre as pessoas.

Mensagem de Boas-vindas (mensorê)
Bem-vindo a Okinawa. Como vai você?
Boa sorte na sua viagem. Por favor aprecie Buku Buku Cha.