29 de mai. de 2014

BUNKYO: HOMENAGEM AOS NOVOS GENERAIS MATSUDA E IKEDA

Quinta-feira, 29 de Maio de 2014 - 19:30h
BUNKYO - Rua São Joaquim, 381 - Liberdade - São Paulo

A homenagem aos dois novos generais-de-brigada, Rui Yutaka Matsuda e Riyuzo Ikeda, foi realizada no dia 29 de maio, às 19h30, no Salão Nobre do Bunkyo, em co-promoção de 34 entidades nipo-brasileiras, em conjunto com a Associação Fukuoka do Brasil e Associação Okinawa Kenjin do Brasil.


Rui Yutaka Matsuda
Riyuzo Ikeda













Diretoria da AOKB-CCOB prestigia homenagem aos novos generais-de-brigada nikkeis. O General Rui Yutaka Matsuda é descendente de Uchinanchus.

Texto abaixo extraído do site do Bunkyo:
Bunkyo:homenagem aos dois novos generais-de-brigada nikkeis



O general-de-brigada Rui Yutaka Matsuda, após a promoção, em 12 de abril assumiu o comando da 4ª Bda C Mec (Brigada de Cavalaria Mecanizada) em Dourados (MS), considerado um dos pontos estratégicos do Exército Brasileiro no país, onde está sendo implantado o projeto piloto do Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras).

O general-de-brigada Riyuzo Ikeda foi promovido o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste.


Sobre o General-de-Brigada Rui Yutaka Matsuda:

Nascido em São Paulo, em 1961, o general Matsuda é filho de Tomoaki Matsuda (natural de Okinawa) e de Icuco Matsuda (natural de Marília). Casado com a senhora Magda, tem três filhos (Júlia, Brenda e Kenzo).
Ingressou como cadete na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1981 e foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria em dezembro de 1984.
Além dos cursos de formação na AMAN, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Comando e de Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, é possuidor dos cursos de Operações de Selva, além do Estágio de Operações Aeromóveis. Possui também, o curso de pós-graduação em Gestão Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Como Oficial Superior, comandou o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em São Miguel do Oeste (SC), foi oficial do Gabinete do Comandante do Exército e Assistente do Chefe do Estado-Maior do Exército.
No exterior, foi integrante da Missão das Nações Unidas para a Guatemala, realizou Curso de Estado-Maior no Uruguai e foi Chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington.
De acordo com matéria publicada no dia 12 de abril, no jornal Dourados News, o novo general de Brigada, que veio de Brasília, onde trabalhava no Estado Maior do Exército, o cronograma de seu trabalho prevê intensificar a continuidade na implantação do Sisfron, mais voltado à capacitação e qualificação.
Em entrevista ao jornal, disse que assume a Brigada com a missão de dar continuidade ao projeto Sisfron, como forma de torná-lo referência. A previsão é de que até 2015 o projeto em sua totalidade seja implantado em Mato Grosso do Sul na faixa de fronteira que liga Mundo Novo a Caracol. Depois de implantado, o Exército terá o desafio de monitorar permanentemente as fronteiras terrestres, que se estendem por 17 mil quilômetros ao longo de dez países, 11 Estados e 588 municípios brasileiros. Em
Mato Grosso do Sul são 900 quilômetros de fronteira entre Paraguai e Bolívia.

Sobre o general-de-brigada Riyuzo Ikeda


Nascido em Bauru, em 1961, é filho de Akira e Matsuko Ikeda, ambos imigrantes de Fukuoka, que chegaram ao Brasil em 1960, no navio Santos Maru. É casado com Solange e tem dois filhos (Junior e Soline).
A primeira morada da família no Brasil foi a região de Duartina, trabalhando nas plantações de algodão e café como contratados, seguindo-se depois de um ano para a criação de bicho da seda como meeiros.
Em torno de 1968, o casal Ikeda adquiriu um sítio em Bauru, continuando ali com o trabalho da seda. E foi por meio dessa atividade que os seis filhos (Riyuzo, Mayumi, Takao, Kunio, Koshu e Daniel) foram criados e educados.
Esse é o depoimento que o general-de-brigada Ikeda deixou gravado no Portal do Ig, por ocasião da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
Conta que, "inicialmente, frequentamos a escola rural, os quatro primeiros anos. Depois estudamos na escola pública de Bauru.
Caminhávamos cinco quilômetros para apanhar o ônibus e mais 40 minutos até Bauru. A vida dura ensinou cada filho a estudar e buscar nova vida".
Prestou concurso na Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN em 1980 e foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Engenharia em dezembro de 1983. Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e do Estado-Maior do Exército, foi estagiário da Escola Superior de Guerra em 2009.
Durante sua vida militar foi instrutor da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e da Academia Militar das Agulhas Negras.
Comandou a 10ª Companhia de Engenharia de Combate, em São Bento do Uma (PE), o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife e a Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti.
Serviu no Batalhão Escola de Engenharia, 2º Batalhão de Engenharia de Construção, 2º Batalhão de Engenharia de Combate, 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército, Departamento de Engenharia e Construção e na 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.
Das condecorações destacam-se: Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Militar, Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Medalha do Serviço Amazônico, Medalha Trompowsky, Medalha Minustah – ONU, da Organização dos Estados Americanos – OEA, da Junta Interamericana de Defesa – JID e Medalha de Honduras.