8 de nov. de 2014

O UCHINANCHU DAVID IGE É ELEITO GOVERNADOR DO HAWAII

David Ige, descendente de okinawanos (Uchinanchu), é eleito governador do Hawaii
10 de Novembro de 2014


A notícia do primeiro descendente de Okinawanos a governar um estado americano repercutiu nos principais jornais do Japão e foi matéria de capa do Ryukyu Shimpo e do Okinawa Times, jornais de grande circulação da província de Okinawa.
David Ige é sansei, seus avós vieram da cidade de Nishihara, segundo o site de notícias Star Advertiser: www.staradvertiser.com/elections/20141106__Okinawan_newspapers_cover_Uchinanchu_Iges_win.html?id=281740911

Ige disse que estava orgulhoso de sua família ser de Okinawa e reconhece que sua vitória é "muito importante para a comunidade Okinawana."

Os primeiros imigrantes Okinawanos no Hawaii foram 26 homens que chegaram em 1900 para trabalhar na lavoura. Eles enfrentaram chicotadas de supervisores do campo e discriminação do japonês do continente, que os viam como atrasados.

Hoje há em torno de 50 mil Okinawanos no Hawaii, muitos dos quais em proeminentes posições, de acordo com o Centro de Estudos Okinawanos da Universidade do Hawaii.


Segundo o site Huffington Post: www.huffingtonpost.com/2014/11/05/david-ige-governor_n_5878648.html David Ige venceu o Republicano James "Duke" Aiona e o Independente Mufi Hannemann na corrida pelo governo do Hawaii na terça-feira passada.

Nas primárias Democratas de agosto, Ige, um engenheiro elétrico e senador, derrotou o ex-governador Neil Abercrombie em uma virada impressionante. Ige perdia em doações de campanha, teve pouco reconhecimento do nome e nenhuma experiência na execução de uma campanha estadual, mas ele conseguiu fazer da primária um referendo sobre o estilo de liderança.

Mais informações sobre David Ige em:
www.politico.com/2014-election/results/map/governor/hawaii/
www.davidige.org
en.wikipedia.org/wiki/David_Ige

Extraído do jornal Ryukyu Shimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário