15 de set. de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO: 1 SÉCULO DE HISTÓRIA EM FOTOS - A COMUNIDADE OKINAWANA NO BRASIL

Quarta-feira, 24 de setembro de 2014 - 19h
AOKB - Rua Dr. Tomaz de Lima, 72 – 2º and. - Liberdade – S. Paulo


1 Século de História em Fotos

A Comunidade Okinawana no Brasil
1908~2008 | Centenário da Imigração

A cerimônia de lançamento do livro superou as expectativas de público, compareceram em torno 400 pessoas. Quase 300 livros foram distribuídos às famílias de associados, convidados e pessoas interessadas.

Agradecemos a Kenji Iwaya pelas fotos do evento:










O livro já chegou ao Hawaii! Sally Tsuda à esquerda, Steve Miyashiro à direita, ambos da OGSH-Sociedade de Genealogia Okinawana do Hawaii. Ao centro Jane Serikaku, Diretora Executiva do "Hawaii Okinawa Center" 






Estamos prestes a completar 106 anos, desde que 325 okinawanos desembarcaram no Porto de Santos, como parte dos primeiros 781 imigrantes japoneses que aqui chegaram em 1908 no navio Kasato Maru. Nas comemorações dos 100 anos da imigração japonesa em 2008, a comunidade okinawana demonstrou profundo respeito e gratidão aos imigrantes pioneiros e ao Brasil, país que acolheu seu povo nos períodos pré e pós-guerra. Pôde-se vislumbrar a forma pela qual esta comunidade e seus movimentos sociais e culturais se desenvolverão através da atuação das novas gerações que construirão o futuro da comunidade okinawana no Brasil, bem como os próximos passos da Associação Okinawa do Brasil e do Centro Cultural Okinawa do Brasil, ao longo do século 21. 
A publicação desta obra tem como principal objetivo servir de capital cultural e histórico para as diversas atividades sociais e culturais da comunidade okinawana a serem executadas por essas novas gerações. 
1. Dos cerca de 1.600.000 nikkeis (japoneses e seus descendentes), a comunidade okinawana representa cerca de 10%, e seus componentes atuam ativamente em áreas como política, economia, meio judiciário, medicina, educação, enfim, nos mais diversos setores, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade brasileira. Não podemos deixar de citar que foram os exemplos dos pioneiros imigrantes que, superando as inúmeras dificuldades, deixaram como legado o espírito de esforço, união e dedicação, os quais se tornaram a base da formação destes dedicados trabalhadores da atualidade. Esta obra tem o intuito de oferecer aos leitores da nova geração, a oportunidade de visualizar e sentir a trajetória dos imigrantes pioneiros, distinguindo fatos e processos históricos através de fotos e explicações de fácil compreensão. 
2. Pudemos contar com a valiosa colaboração de inúmeras famílias que guardaram por anos a fio, preciosidades como fotos e manuscritos jamais antes expostos, desde a época das primeiras levas de imigrantes. Pretendemos trazer à luz do palco da história, o tanto quanto nos for possível, estes nobres episódios esquecidos na sombra dos tempos. Por isso, acreditamos ser possível a publicação de uma obra histórica feita à mão pelos próprios imigrantes e seus descendentes. 
3. É uma "obra-irmã" de "1 Século de História - A Comunidade Okinawana no Brasil desde o navio Kasato Maru", totalmente em português, publicada com o patrocínio do Ministério da Cultura. Esta intitulada "1 Século de História em Fotos - A Comunidade Okinawana no Brasil, 1908-2008" é exatamente uma coletânea de fatos e fotos, primeiro redigida em japonês, depois traduzida para o português, a fim de que o seu conteúdo possa ser compartilhado por todos os descendentes e interessados. 
Sustentada pelos três aspectos acima elencados, esta obra foi compilada com o forte desejo de que os jovens, que serão os responsáveis pelo progresso da sociedade no amanhã, possam estudar o passado e, através da história como mestra da vida, encontrem em suas raízes o fio de orientação para entender, aceitar e viver plenamente o presente. 


Comissão Editorial

2 comentários:

  1. bom dia! Por favor, como faço para adquirir este livro?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leticia,
    todos os associados da AOKB-CCOB receberão um exemplar (por família).
    Por favor, entre em contato com o presidente de sua associação (shibu) e verifique se sua família está cadastrada para recebê-lo.
    Caso queira se associar ou precise de mais informações, ligue para a secretaria da AOKB: 3241-0874 ou 3106-8823.
    Obrigado pelo seu interesse!

    ResponderExcluir